1.18.2006

Nostalgia Fotografica

Que o futebol português dos anos 90 teve os seus altos e baixos, mais do que uma declaração óbvia, é uma certeza indesmentível. Que os baixos foram mais assíduos, outra. Prova disto é que guarda redes como Paulo Jorge e Vital conseguiram levar a sua avante e ser titulares em barcelos durante toda a década. Ora como é possível um clube ser primodivisionario durante uma série de anos com 2 guardiões com menos de 1,75 cm? Se seguiram este raciocínio e têm um cérebro maior do que uma noz moscada, responderam que "os baixos foram mais assíduos".
Não tomem as minhas palavras como críticas aos dois discípulos de Silvino, muito ao revés. Há que dar mérito a quem o merece, e a quem aposta na prata nacional, ou não fosse quando o Gil apostou em Mihacic que as coisas começaram a desviar-se do rumo desejado.

Mas isto em nada tem a ver com este post, que nos traz uma foto saudosa de dois mitos - por razões distintas - do nosso futebol, mais especificamente do leonino, em finais do século XX. Trata-se duma memorabília preciosa que nos traz de volta um qualquer jogo entre a Holanda e a antiga Checoslováquia. Ora se precisam de legenda para identificar os dois atletas, então o vosso lugar não é neste blog a ler estas linhas, porco herege!

A disputar acérrimamente uma bola estão nada menos do que Stan Valckx e Tomas Skuhravy.


O líbero holandês espalhou perfume e classe pelos nossos relvados, tendo ficado marcado nos corações leoninos ao lado de nomes como Naybet, André Cruz e Phil Babb. Enakarhire, pelo falhanço no final da UEFA, não merece citação. Marco Almeida, por razões capilares, idem.

O avançado checo chegou do Génova e quebrou todos os recordes nos testes físicos, como bom bill que era. Ainda chegou a enviar um tiraço à trave em Chaves, mas ficou por aí. Como se diz na giria, era um adepto de "putas e vinho verde".


Deixo-vos a relembrar e despeço-me, como sempre, com as mais cordiais
Saudações Silvínicas