1.26.2006

Angola vs. R.D. Congo na CAN 2006

Meus caros silvínicos, como bom apreciador de diversão futebolística, tenho seguido atentamente (dentro dos limites do possível) a CAN (Copa de África das Nações). É um futebol giro de se ver, pois é muito parecido com aquele que jogamos aos fins-de-semana com os amigos, mas mais rápido. Poderia falar-vos de jogadores como Eto'o ou Drogba ou até Hadji, mas não o vou fazer. Vou sim falar-vos de um belo jogo (e já vos explico porquê belo) que se realizou 25/01/2006 que opunha os nossos "irmãos" do Congo contra Angola (ou o contrário.. já não sei).

O jogo prometia ser fabulos. Um verdadeiro regalo. Angola começou de forma tímida, jogado uns primeiros 10 minutos muito defensivos, com algum sofrimento (diga-se de passagem), e começou a libertar-se lentamente. Quando finalmente a selecção angolana já não se parecia com o Amareleja de Beja ou o Santana do Campo de Arraiolos, e quando o jogo começava a ganhar interesse e, admito-o, a impressionar-me, ao minuto 18', acontece o inimaginável (ou por outras, o previsível e provável nestas condições, mas sempre um pouco difícil de prever devido a estarmos habituados a futebol com menos "mau nível") : Trésor Mputo Mabi, jovem jogador de 19 anos, jogador do TP Mapenze, é expulso. Mas não foi qualquer tipo de expulsão. Foi uma expulsão de facto justíssima, mas estranha ao mesmo tempo (neste momento não consigo encontrar mais nada para vos por ansiosos por saber o que ele fez por isso vou dizer). Carlos Kali, jogador do Barreirense, lembrou-se (e foi uma boa ideia até) de proteger a bola de Mputo até a esta última sair, ganhando assim um lançamento lateral para a equipa de Angola. Mputo, não sua tentativa de recuperar a bola fez o que até um macaco faria... pensou num plano, muito rapidamente, para ultrapassar Kali. A solução que lhe deve ter parecido mais eficaz (e de facto foi eficaz) foi dar 1.5m de distância a Kali, puxar bem a perna direita atrás, e dar um grande biqueiro entre as pernas de Kali, desta feita, precisamente nos túbaros, uma vez que quando um jogador cobre a bola tem tendência para abrir um pouco as pernas para ter uma base mais estável e resistir a encostos físicos regulares (de facto só mesmo a encostos REGULARES como se viu)! Obviamente o árbitro deu um cartão encarnado directo ao jogador congolês (descobri agora que se dizia congolês), fazendo com que Angola ficasse em vantagem numérica e com que o mundo beneficie da segurança de Kali provavelmente não vir a ter filhos.

Parei de ver o jogo instantâneamente, para ver wrestling, pois calculei que não haveria mais violência nesse jogo. Depois vim a saber que Angola fez um jogo bom (dentro dos limites do possível...) mas a R. D. Congo conseguiu, mesmo com um jogado a menos, empatar o jogo no "resultado virgem". Infelizmente não encontro fotografias da acção em questão, mas acreditem que vale a pena! O puxar da perna, a fé de que o golpe foi impregnado e a cara de "eu?! eu não fiz nada!" de Mputo foi mágica e o aspecto de "DDDDOOOORRR!" de Kali foi... melicioso! Um regalo!

1 Comments:

Blogger Eu said...

agora Eu que li isto, até a mim me doeram os machimbungas (e o zambimponga)

12:23 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home